Acessibilidade

Saúde

Governo lança campanha para promover a saúde da população masculina

Quarta-feira, 31 de julho de 2013


Ouvir matéria

O Governo do Estado lança, nesta quinta-feira (1.º), a campanha “Agosto Azul: Não Pare o Curso da Vida”, para alertar sobre as principais causas de morte entre os homens no Paraná. Com ações previstas em todo o Estado, a campanha deste ano aborda a violência, considerada a primeira causa de morte masculina na faixa etária entre 20 e 59 anos.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, os casos de violência interpessoal e acidentes de trânsito são a maior preocupação nessa faixa etária. Diferente dos idosos, que morrem principalmente de doenças relacionadas ao coração, os jovens e adultos morrem mais por causas externas, que poderiam ser evitadas.

“Temos observado que muitas vidas estão sendo interrompidas precocemente. Além disso, diariamente vemos pessoas que ficam com sequelas físicas e psicológicas em decorrência da violência. É preciso reverter este quadro e promover a cultura da paz”, explica o secretário.

ACIDENTES – Estima-se que a cada 10 pessoas que morrem em acidentes de trânsito no Paraná, oito são do sexo masculino. O número é ainda mais alarmante quando se trata de mortes por agressão. Neste quesito, a cada 10 mortes, nove são de homens. Somente no ano passado, 2.577 homens morreram em decorrência de acidente de transporte e 2.983 por agressão ou ferimento de armas de fogo ou armas brancas.

Para a superintendente de Atenção à Saúde, Márcia Huçulak, as ações de prevenção da violência devem começar na educação de base. “Desde cedo temos que ensinar nossos filhos a respeitar as diferenças, estimulando a prática da tolerância e do bom convívio em sociedade”, afirma.

Cultivar hábitos saudáveis é outra dica importante para prevenir a violência. Estatísticas mostram que, em muitos casos, a agressão ou o acidente está ligado ao consumo excessivo de álcool e outras drogas. O uso dessas substâncias altera o comportamento das pessoas e, se combinadas com a direção, aumentam os riscos de acidentes de trânsito.

De acordo com dados do Hospital do Trabalhador, em Curitiba, apenas 15% dos atendimentos de emergência no pronto-socorro estão relacionados a acidentes de trânsito ou a violência interpessoal. Apesar disso, esse tipo de atendimento geralmente demanda internamento por longo período. A unidade estadual é a principal porta de entrada de pacientes com esses tipos de trauma na capital e mantém o maior pronto-socorro do Paraná.

AGOSTO AZUL – No Paraná, agosto é dedicado à Saúde do Homem. O “Agosto Azul” foi instituído no ano passado, pela lei estadual 17.099, de 28 de março. O objetivo era estimular poder público e sociedade civil organizarem ações para lembrar a população masculina de cuidar da saúde.

O coordenador do Programa Estadual de Saúde do Homem, Rubens Bendlin, explica que a intenção é motivar uma mudança cultural para que os homens incorporem em sua rotina a consulta médica de check-up. “Quando um homem vai a um serviço de saúde, geralmente é porque a situação já está grave. Temos que mudar esse conceito e a tornar a ida ao médico um hábito”, ressalta.

SERVIÇOS – Equipes do Detran-PR estarão na Boca Maldita oferecendo serviços rápidos à população. Na unidade móvel, as pessoas poderão fazer mudanças de endereço, consulta de pontuação, abertura de processos, segunda via da CNH, segunda via do CRLV e Permissão Internacional para Dirigir. Também haverá distribuição de folders educativos e demonstração de dispositivos de segurança.

SERVIÇO: Lançamento oficial da campanha Agosto Azul

Data: 1º de agosto (quinta-feira)

Horário: A partir das 10 horas

Local: Boca Maldita - Calçadão da Rua XV/ Praça Osório, em Curitiba

Programação:

10h: Banda da Polícia Militar / Blitz educativa de trânsito

10h30: Abertura oficial com a presença de autoridades

A partir da 12 horas – Jogos interativos do Detran

Fonte: Agência de Notícias do Estado

 Veja Também