Acessibilidade

Vacinação contra a gripe

Vacinação contra a gripe é prorrogada até o dia 20

Sábado, 14 de maio de 2011


Ouvir matéria

A campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada até o dia 20 (sexta-feira) em todo o Estado. Até a manhã desta sexta-feira (13), o Paraná já havia vacinado cerca de 1,2 milhão de pessoas, o que equivale a 70% do grupo populacional ao qual a imunização é destinada (gestantes, idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas e trabalhadores de saúde que atuem diretamente no atendimento a pacientes de influenzas).

A Secretaria de Estado da Saúde já pediu aos municípios que intensifiquem a vacinação neste sábado (14). Para atingir a meta (1,3 milhão) ainda devem ser imunizadas cerca de 100 mil pessoas. A vacina estará disponível nas 2,2 mil unidades de saúde distribuídas em todo o Paraná. Ficará a critério de cada município organizar unidades volantes em praças, parques, shoppings e supermercados.

A vacinação deste ano protege contra os três vírus influenza mais circulantes no País: influenza A (H3N2) – sazonal, influenza A (H1N1) e influenza tipo B. “Prorrogamos a vacinação para dar oportunidade às pessoas incluídas nos grupos prioritários que ainda não se vacinaram. A vacina é segura e eficaz, e evita complicações respiratórias”, diz o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.

Apenas 47% das grávidas foram vacinadas até a manhã desta sexta-feira. “Além de proteger a gestante, que está mais suscetível a contrair infecções neste período, a vacina também protege o bebê após o nascimento”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ivana Kaminski.

A Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas que estiverem doentes (febre alta ou moderada) adiem a vacinação até que estejam melhores. A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

NÚMEROS – A partir deste ano a atualização dos dados da vacinação é realizada online pelos próprios municípios. Em razão disso, os números podem sofrer alterações durante o dia e após o final da campanha.

Fonte: Agência de Notícias do Estado do Paraná

 Veja Também