Acessibilidade

Saúde

Secretaria da Saúde orienta sobre cuidados para viagens seguras

Quinta-feira, 17 de dezembro de 2015


Ouvir matéria

As famílias que aproveitarão o período de festas de fim de ano e férias escolares para viajar devem tomar alguns cuidados especiais antes de sair de casa, durante a viagem e quando retornar. Algumas precauções simples podem evitar momentos indesejados.

Para auxiliar nesses cuidados, a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza uma nova ferramenta. O site do Programa Saúde do Viajante (www.saudedoviajante.pr.gov.br) oferece informações variadas para quem sai e para quem chega ao Paraná. A página foi lançada no final de novembro e já atingiu quase 4 mil acessos em menos de um mês.

“O site tem o objetivo fundamental de informar ao viajante sobre as medidas de prevenção, para que não adquira alguma doença durante o percurso e venha a disseminá-la em um novo território durante seu deslocamento”, explica a chefe do Centro de Informações e Respostas Estratégicas às Emergências de Vigilância em Saúde, Mirian Woiski.

A empresária Ana Claúdia Stier viaja bastante e já está utilizando o site. “Não conhecia nenhuma ferramenta que reunisse todas essas informações. Adorei o site, achei fácil de navegar e encontrar o que preciso”, conta. No próximo ano, Ana vai para o Nepal e para o Butão. Na lista de preparativos, já incluiu a pesquisa de informações da área de saúde pelo site.

ANTES DE VIAJAR – É necessário estar atento a surtos ou epidemias que possam estar em curso no local de destino e sobre a exigência de vacinas. Na página do Programa Saúde Viajante é possível encontrar informações sobre a situação e as medidas de prevenção recomendadas para proteger a própria saúde e evitar que outras pessoas também adoeçam.

“Fui à Etiópia no ano passado em meio aos surtos de ebola. Todos os passageiros, assim que deixavam o avião, passavam por uma breve análise de sintomas para verificar se não estavam com a doença”, lembra Ana, que sabia da epidemia, mas não conhecia o procedimento realizado.

Se utilizar algum medicamento frequente, obtenha a receita e adquira os medicamentos na quantidade suficiente para toda a viagem. Nem sempre é possível adquirir em outros locais, ou ingressar em outro país com medicamentos na bagagem sem as receitas médicas e embalagens originais.

Em viagens internacionais, também é importante se informar previamente sobre o clima do país que vai visitar. É preciso atentar para a previsão do tempo e possíveis intempéries. A cultura do país também deve ser pesquisada, principalmente os hábitos alimentares da região.

DURANTE O PASSEIO – Durante o passeio são necessários alguns cuidados como a ingestão constante de líquidos, para evitar a desidratação. O passeio fica mais agradável se vestir roupas e calçados confortáveis. É recomendado evitar a exposição direta ao sol entre 10 horas da manhã e 4 horas da tarde e, mesmo em períodos de inverno, não dispensar o protetor solar.

Outra medida importante é evitar consumir alimentos que apresentem condições higiênicas de preparo e armazenamento não adequadas. É necessário lavar as mãos antes de refeições, após utilizar o transporte público ou visitar locais com grande fluxo de pessoas. Medidas como essas, garantem uma viagem mais tranquila e com menos preocupações.

HORA DE VOLTAR – No retorno de qualquer viagem nacional ou internacional, fique atento para a manifestação de algum sinal ou sintoma como febre, dor de cabeça, mal-estar ou qualquer outra alteração na saúde.

Se isso ocorrer, procure assistência médica e informe o profissional de saúde sobre os lugares por onde viajou, inclusive as escalas e conexões realizadas. Essas informações podem ajudar no diagnóstico e tratamento, e evitar a disseminação de doenças.

Fonte: AEN - Agência Estadual de Notícias

 Veja Também