Acessibilidade

Infraestrutura e Logistica

Portos do Paraná implantam sistema integrado de gestão ambiental

Segunda-feira, 27 de janeiro de 2014


Ouvir matéria

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) irá implantar o Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SGA). Com sistema, a Administração será capaz de identificar oportunidades de melhorias que possam auxiliar na redução ou eliminação de eventuais impactos das atividades portuárias, permitindo adequações e aprimoramentos contínuos de seus procedimentos de gestão ambiental e de segurança do trabalho.

A Appa começou o ano com mais um passo rumo à excelência nesta área, com a contratação de empresas especializadas em consultoria e defesa ambiental já foram contratadas para implantar o sistema, sob a coordenação do núcleo ambiental da Appa. “O governo estadual tem cuidado permanente com o meio ambiente no desenvolvimento das atividades portuárias no Paraná”, afirma o secretário estadual da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho. “Sabemos da nossa responsabilidade e da necessidade de manter o equilíbrio entre porto, cidade e meio ambiente. A preocupação é cuidar hoje do porto e da Baía de Paranaguá, uma das mais importantes do país, para que amanhã continue existindo em sua diversidade e riqueza de espécies”, afirma diz ele.

CONJUNTO DE POLÍTICA - O Sistema de Gestão Ambiental corresponde a um conjunto inter-relacionado de políticas, práticas e procedimentos organizacionais, técnicos e administrativos, com o objetivo de obter melhor desempenho ambiental. Isso é alcançado com o uso de monitoramentos, controles e ações de redução dos impactos ambientais provocados pelas operações típicas do setor portuário.

“Pelo sistema, teremos condições de coletar mais dados, e quanto mais dados coletarmos sobre os impactos da nossa atividade na baía de Paranaguá, melhor controle teremos e mais rápido poderemos responder e agir em caso de um acidente”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino. “Não basta a Licença de Operação, obtida em 2013, precisamos cuidar continuamente, seguir trabalhando de acordo com a legislação ambiental, como deve ser”, diz ele.

Entre os principais programas do Sistema de Gestão Ambiental estão gestão ambiental, auditoria ambiental, comunicação social, educação ambiental, controle de proliferação de vetores, recuperação de passivos ambientais, gerenciamento de resíduos sólidos, gerenciamento de efluentes, gerenciamento das emissões atmosféricas, gerenciamento das emissões de ruídos, gerenciamento da água de lastro dos navios, monitoramento da qualidade das águas, monitoramento da qualidade dos sedimentos, monitoramento da biota aquática e determinação de bioindicadores e o monitoramento da atividade pesqueira.

“É importante destacar que a implantação destes programas não é apenas consequência da regularização das atividades da Appa, mas sim, da conscientização de que um mecanismo permanente de controle ambiental permitirá atingir a almejada sustentabilidade do Complexo Estuarino de Paranaguá, um patrimônio de toda a humanidade”, completa Dividino.

Ainda de acordo com o superintendente, os empreendimentos portuários, assim como toda a população litorânea, têm papel fundamental na preservação e recuperação dos ambientes naturais que ocupam. “Para o sucesso desse novo trabalho, o envolvimento de todos é fundamental”, conclui.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também