Acessibilidade

Saúde

Governo convoca mais 360 profissionais para área da saúde

Segunda-feira, 25 de novembro de 2013


Ouvir matéria

O governador Beto Richa autorizou nesta semana o chamamento de 360 profissionais aprovados em concursos públicos para a área da saúde. São três editais de convocação para avaliação médica (228, 229 e 230/2013) que foram publicados quinta-feira (21) no Diário Oficial do Estado e no site da coordenadoria de processos seletivos da Universidade Estadual de Londrina (www.cops.uel.br).

Este é o maior chamamento de profissionais de saúde já realizado nos últimos dois anos no Paraná e vai reforçar o quadro próprio de servidores de hospitais, regionais de saúde e outras unidades da Secretaria estadual da Saúde. “Temos o compromisso de melhorar o atendimento em saúde em todas as regiões do Estado e isso passa pela contratação de novos profissionais”, destacou.

Richa explica que o Paraná está investindo pesado na área da saúde e isto se reflete no orçamento estadual que destinou cerca de R$ 3,2 bilhões para a pasta somente neste ano. “Esses recursos estão traduzidos na contratação e qualificação de profissionais, construção, reforma, ampliação e custeio de hospitais e unidades de saúde, além da aquisição de novas ambulâncias para a frota dos municípios”, afirmou o governador.

Toda essa política que está sendo implantada pelo Governo do Estado está baseada na reestruturação dos serviços públicos de saúde, com mais recursos humanos, estrutura e equipamentos. Desde 2011, 1.499 servidores da saúde já foram nomeados pelo governador Beto Richa.

Desta vez, o Estado está convocando médicos (clínicos gerais, pediatras, médicos do trabalho, cardiologistas, ginecologistas, infectologistas, intensivistas, psiquiatras), enfermeiros, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, bioquímicos, nutricionistas, biólogos, arquitetos, engenheiros, economistas, analistas de sistema, técnicos de enfermagem, técnicos em segurança do trabalho, técnicos e auxiliares administrativos, técnicos de laboratório, bibliotecários, telefonistas, inspetores de saneamento, auxiliares operacionais e motoristas.

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, enfatiza que as funções e locais de trabalho contidas neste chamamento foram determinadas a partir de um amplo estudo das necessidades de cada região e cada serviço de saúde. “Muitos vão para hospitais, suprindo a necessidade de reposição de servidores aposentados ou abertura de novos serviços. Além disso, temos profissionais que reforçarão o trabalho nas regionais de saúde e nas Farmácias do Paraná que estão sendo reestruturadas”, disse.

Os profissionais convocados deverão entregar os exames médicos admissionais e fazer a avaliação médica no dia 2 de dezembro. Esta fase do processo seletivo tem caráter obrigatório e, por isso, a ausência na avaliação médica acarretará a eliminação automática do candidato.

Os locais da avaliação médica em cada região estão detalhados nos editais de chamamento. Se forem considerados aptos para exercer suas funções, os aprovados serão nomeados pelo governador Beto Richa ainda em dezembro e começarão a trabalhar logo em seguida.

Para mais informações, os aprovados devem entrar em contato com o setor de Recursos Humanos de cada regional de saúde, de acordo com o que consta nos editais.

Fonte: Agência Estadual de Notícias

 Veja Também