Sexta-feira, 17 de julho de 2020
Última Modificação: 19/08/2020 13:52:53 | Visualizada 482 vezes
Ouvir matéria
EM PEROBAL
Polícia e Ministério Público são acionados
para conter "saídas" de pacientes com Covid-19
Perobal - A falta de responsabilidade e de respeito ao próximo levou a Secretaria de Saúde de Perobal a endurecer as ações contra pacientes com diagnóstico positivo para o Covid19 que não estão ficando em casa.
CASO DE POLÍCIA
É que pessoas que deveriam estar em isolamento domiciliar estão frequentando as ruas da cidade e espalhando o coronavírus em rodas de narguilé. A situação é tão grave que obrigou o secretário de Saúde, André Antônio dos Santos a registrar dois boletins de ocorrência junto a Polícia Militar e a encaminhar os casos para o Ministério Público.
Segundo André, o caso mais grave foi de uma jovem de 19 anos que apresentou os primeiros sintomas no dia 08 de julho, quando foi feita a coleta.
NARGUILÉ
O resultado do exame chegou no dia 13, mas dois dias antes a jovem reuniu amigos em uma roda de narguilé, entre elas duas gestantes e outras com doenças respiratórias pré-existentes, como asma, bronquite e rinite. Uma criança também esteve no local. O resultado é que seis pessoas estão em isolamento em casa e sendo monitoradas pela Secretaria. Todos aguardam o resultado do exame.
SEM ISOLAMENTO
Segundo a agente comunitária de saúde Michelli de Cássia Campiolo, o monitoramento é feito diariamente por telefone e em situações específicas pode haver a visita domiciliar. No caso da jovem, no dia em que a agente de saúde foi até a residência da paciente entregar o resultado, a mulher estava na agência da Caixa Econômica Federal em Umuarama.
"Ela sabia que deveria ter ficado em casa e que não poderia estar saindo. Assinou um termo de responsabilidade onde se comprometeu a ficar em casa, estava com atestado de saúde para não comparecer ao trabalho, havia sido notificada formalmente sobre a situação e mesmo assim não respeitou o isolamento", explicou o secretário de Saúde André dos Santos.
PROIBIDAS
Segundo André dos Santos, o caso da jovem de 19 anos não é isolado. "A maior parte dos nossos casos são de funcionários de uma única empresa e a dissiminação da doença ocorre em rodas de narguilé, que aliás, estão probidas", salientou.
FECHAMENTO
Ainda de acordo com o secretário, a partir desta sexta-feira (17) bares e lanchonetes devem fechar as portas às 20 horas e restaurantes, lanches e pizzarias podem atender somente no sistema delivery. Isso deve ajudar nas ações de fiscalização promovidas principalmente durante os fins de semana pela Secretaria de Saúde em parceria com a Polícia Militar.
COVID19
No intervalo de apenas 10 dias, o número de infectados pelo coronavírus na cidade pulou de apenas dois casos no dia 04 de julho para 14 no dia 14 de julho. Nesta quinta-feira (16), o Município tinha 15 casos positivos, 49 pessoas suspeitas aguardando o resultado o exame do Lacen e 24 em monitoramento domiciliar.
EXAMES
"Antes eu realizava a coleta de 8 suspeitos em média. Hoje são pelo menos 15 por dia", afirmou a enfermeira epidemiológica da Secretaria de Saúde, Kássia Regina da Silva. Os testes estão sendo realizados em todos que apresentam quaisquer sintomas gripais. Até o momento foram 125 exames. O município tem 7 mi habitantes.
RECUSA
A enfermeira salientou que nesta quarta-feira (15) tiveram uma situação atípica. Um paciente de 76 anos está com todos os sintomas da doença, fez o exame, mas está recusando atendimento médico. "Ele está com a saturação oscilante e com os batimentos mais baixos, mas nem com a força policial conseguimos interná-lo no hospital referência. Ele se recusou e também estamos passando esse caso para o Ministério Público", afirmou o secretário de Saúde.
Segundo Kássia, o filho e a nora desse idoso já foram positivados para o Covid19 e nesta quinta-feira o neto também fez o exame. A família é moradora do distrito de Cedro.
https://ilustrado.com.br/pacientes-com-covid19-espalham-a-doenca-em-rodas-de-narguile-e-saude-de-perobal-aciona-policia-e-ministerio-publico/
Fonte: Jornal Ilustrado